Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Fórmula 1
    Estados Unidos
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Stock Car
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Brasileiro de Turismo
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Mercedes-Benz Challenge
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Brasileiro de Marcas
    Curitiba
  • 22
  • OUTUBRO / 2017
    Mitsubishi Motorsports Sudeste
    Campos do Jordão

Noticias

03/03/2017
Derani aprova teste com carro da Indy em Sebring

Brasileiro testou com a Schmidt Peterson em Sebring

Pipo Derani realizou na última quarta-feira (1) um teste com um carro da IndyCar Series no circuito de Sebring, nos Estados Unidos. A atividade foi realizada junto com a equipe Schmidt Peterson, que disputará a temporada deste ano com o canadense James Hinchcliffe e o russo Mikhail Aleshin como piloto titulares.

O piloto, que venceu no ano passado as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, foi convidado pelo time de Sam Schmidt e participou de um dia completo de atividades. Derani aprovou a oportunidade oferecida pela Schmidt Peterson e comparou o equipamento da Indy com o protótipo LMP1 da Toyota, com o qual correu em um teste do Mundial de Endurance.

“Foi muito bom. Foi interessante voltar a pilotar um monoposto pela primeira vez em quase três anos e especialmente um carro da Indy. Começamos cedo e tive inicialmente uma saída de 10 voltas e consegui aumentar a velocidade rapidamente. Depois começamos a trabalhar imediatamente no carro e foi muito bom, já que a equipe obviamente confiou no que eu estava fazendo neste estágio inicial, então pudemos começar o trabalho de acerto do carro”, disse Derani.

“O carro é obviamente rápido, mas tendo pilotado um carro da LMP1 recentemente não demorou muito para eu me acostumar e, na verdade, isso me preparou bem, especialmente na capacidade de frenagem e níveis de aderência geral. A falta de direção elétrica é imediatamente aparente, o que é bom já que dá um elemento físico extra para a pilotagem”, seguiu o piloto.

“Foi um dia cheio e eu quase não saí do cockpit do começo ao final. Estou feliz por ter ajudado a equipe com algumas mudanças de acerto antes de St. Petersburg”, explicou o piloto, que teve a chance do convite viabilizada por Ed Brown, um de seus companheiros na ESM Tequila Patron, time que defende atualmente na SportsCar.

Derani não fechou a porta para a possibilidade de fazer corridas da Indy, categoria a qual considera para o futuro, mas lembrou de seus compromissos com a ESM e com a Ford, equipe por quem disputará as três primeiras etapas do Mundial de Endurance, incluindo as 24 Horas de Le Mans.

“Ainda é cedo e foi apenas um teste, mas isso abriu uma nova porta e me deu a compreensão do que é necessário para pilotar estes carros. Sou jovem aos 23 anos para correr de carros esportivos e monopostos, então vou olhar as oportunidades e pensar com cuidado sobre o que eu poderia fazer caso tivesse uma oportunidade certa na Indy”, disse o piloto.

“Tenho meus compromissos com a Ford Chip Ganassi e a Tequila Patrón Racing nesta temporada, então tenho de dar 100% da minha concentração a estes campeonatos. Mas se tivesse uma oportunidade certa para correr na Indy, com certeza, eu iria considerar seriamente”, completou Derani, que se prepara agora para a disputa das 12 Horas de Sebring, prova marcada para o dia 18 de março.

Foto: Schmidt Peterson