Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

Não há eventos para os próximos dias.

Noticias

27/09/2016
Comissários da CBA fazem inspeção em 3D nos carros da Stock Car

Pela segunda vez a vistoria técnica é feita por equipamentos eletrônicos da empresa Faro Technologies

A equipe de comissários técnicos da CBA utilizaram pela segunda vez nessa temporada os novos equipamentos da empresa Faro Technologies do Brasil na vistoria dos carros da Stock Car n último final de semana, durante a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Os comissários Gustavo Calheiros e Gustavo Lehto, que fazem parte da equipe que trabalharam esse final de semana em Londrina já se sentem à vontade em manobrar o braço de medição e o scanner tridimensional na vistoria dos carros, principalmente na carenagem.

“Quaisquer peças que possuam superfícies complexas como a carenagem e partes aerodinâmicas do carro, os resultados são precisos e com agilidade”, conta Lehto, também engenheiro eletrônico da JL Racing e responsável pelo desenvolvimento e parceria com a Faro Technologies.

As vistorias que são feitas nos próprios boxes do autódromo, logo após as atividades da Stock Car, são chamadas tecnicamente de Inspeção tridimensional dos itens de carenagem e escaneamento à laser tridimensional da asa traseira. Antes do “achado” dos comissários técnicos da CBA com a colaboração da empresa americana Faro Technologies, qualquer diferença apresentada na vistoria, o carro era lacrado e enviado posteriormente para a vistoria fina nas oficinas da JL Racing empresa da família Zeca Giaffone em Cotia.

“Agora temos o diagnóstico no mesmo dia com precisão através desses equipamentos portáteis”, diz Calheiros.

“É algo inédito no automobilismo brasileiro e vai facilitar muito o trabalho dos comissários técnicos durante as provas. A Stock Car sempre é uma vitrine muito importante na agregação de equipamentos de ponta em tecnologia”, analisa o presidente da Comissão Nacional de Velocidade, Waldner Dadai Bernardo.